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    • Curso Secretariado

    Curso Secretariado – Secretariado Executivo e Secretariado de Direção

    Este curso Curso Secretariado visa assegurar a aquisição de competências técnicas e pessoais para poder assessorar as chefias em organizações públicas ou privadas, contribuindo para uma boa gestão e organização.

     

    Objetivos gerais Curso Secretariado

    Dotar os participantes de conhecimentos que lhes permitam dominar as principais tarefas inerentes à função de secretariado e a sua aplicação no quotidiano : Organização Administrativa, Comunicação e o Atendimento, Gestão documental e Arquivo, Organização de Eventos e Protocolo e Inglês Empresarial.

     

    Objetivos Específicos Curso Secretariado – Secretariado Executivo e Secretariado de Direção

    • Identificar as principais funções do secretariado e a necessidade atual de uma atitude multifuncional e proativa nas empresas
    • Reconhecer o papel do secretariado na imagem das empresas/instituições
    • Desenvolver competências e responsabilidades na organização e gestão do trabalho administrativo
    • Aplicar técnicas eficazes de organização e gestão de tempo na realização das tarefas
    • Executar a gestão documental e criar e otimizar o arquivo
    • Entender a importância da comunicação assertiva e dominar as técnicas de atendimento pessoal e telefónico
    • Saber Organizar Eventos: reuniões, viagens, almoços,…
    • Aplicar as normas protocolares no contexto empresarial
    • Desenvolver linguagem e comunicação empresarial em língua inglesa

     

    Saídas Profissionais curso secretariado – Secretariado Executivo e Secretariado de Direção:

    • Secretária de Direção ou secretária executiva
    • Secretária Comercial ou Administrativa
    • Assistente Administrativa
    • Assistente de Departamento (Comercial, Marketing, Financeiro, Recursos Humanos)
    • Rececionista e Telefonista

     

    Conteúdos programáticos curso secretariado | Módulo 1

    Organização Administrativa

    • Linguagem, conceção e redação documentos empresariais: cartas, e-mails, comunicados internos, atas, mapas de resultados e relatórios
    • Informática no secretariado: processadores de texto, bases de dados, criação de apresentações e internet
    • Tratar a informação recebida: gestão das necessidade de informação, gestão da correspondência e distribuição; divulgação interna de informação
    • Como gerir o tempo: rentabilizar o dia de trabalho; definir prioridades; distinguir o urgente e o importante
    • Técnicas de autogestão de tarefas: como se organizar, como organizar a sua agenda; como organizar o funcionamento de departamento na sua ausência
    • Gestão de reuniões: marcações e convocatórias; planificar, conduzir e elaborar relatórios e atas de reuniões

    Conteúdos programáticos curso secretariado | Módulo 2

      Técnicas de Atendimento Presencial e Telefónico

    • Importância do atendimento telefónico na imagem da empresa
    • Comunicação eficaz e eficácia da função atendimento
    • As fases e técnicas do atendimento telefónico
    • Atendimento personalizado; o contacto e relação com o cliente
    • A importância da linguagem não verbal
    • Tipos de público/clientes
    • Triagem de chamadas telefónicas
    • Gerir relações e conflitos
    • Tratamento das reclamações

    Conteúdos programáticos curso secretariado | Módulo 3

      Gestão documental e arquivo:

    • Circuito da documentação
    • Gestão da documentação legal da empresa
    • Organização e manutenção da documentação institucional
    • Estrutura e Funcionamento do Arquivo
    • Tipos de Arquivo
    • Sistemas de Classificação e Codificação
    • O Arquivo Eletrónico
    • Correspondência: o seu circuito e o arquivo

    Conteúdos programáticos curso secretariado | Módulo 4

    Organização de Eventos e Protocolo

    • Os diferentes tipos de eventos: receções, reuniões de trabalho, seminários, exposições, inaugurações, conferências, congressos,…
    • Planeamento e organização dos eventos: procedimentos a instituir
    • Organização de refeições
    • Organização de viagens
    • Normas protocolares no contexto empresarial: apresentações, cumprimentos; receção e acolhimento de clientes
    • Regras de cortesia e saber-estar
    • Protocolo na comunicação à distância: telefone e correspondência

    Conteúdos programáticos curso secretariado | Módulo 5

     Secretariado: Marketing Profissional e Pessoal

    Marketing no setor empresarial:
    • Conceito de marketing
    • Marketing 3.0
    • Estratégias de Marketing
    • O papel do secretariado no marketing da empresa
    Marketing pessoal:
    • O que as empresas procuram;
    • Funções, tarefas, instrumentos de trabalho e competências exigidas: como se diferenciar
    • Comportamento e Etiqueta Profissional
    • Cuidados com a imagem e evidenciar qualidades pessoais

     

    Conteúdos programáticos curso secretariado | Módulo 6

    Inglês Empresarial

    • Comunicação escrita: cartas, emails
    • Comunicação oral: telefónica ou presencial
    • Convocar reuniões, receber clientes e executar o seu acompanhamento
    • Expressões úteis, linguagem formal e não formal

     

    Estágio facultativo em empresas de serviços: 40 horas

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