Curso Secretariado na Maia
Secretariado Executivo e Secretariado de Direção:
Curso Secretariado: este curso irá dotar os formandos de conhecimentos que lhes permitam dominar as principais tarefas inerentes à função de secretariado e a sua aplicação no quotidiano : Organização Administrativa, Comunicação e o Atendimento, Gestão documental e Arquivo, Organização de Eventos e Protocolo e Inglês Empresarial.
Objetivos Específicos Curso Secretariado
- Identificar as principais funções do secretariado e a necessidade atual de uma atitude multifuncional e proativa nas empresas
- Reconhecer o papel do secretariado na imagem das empresas/instituições
- Desenvolver competências e responsabilidades na organização e gestão do trabalho administrativo
- Aplicar técnicas eficazes de organização e gestão de tempo na realização das tarefas
- Executar a gestão documental e criar e otimizar o arquivo
- Entender a importância da comunicação assertiva e dominar as técnicas de atendimento pessoal e telefónico
- Saber Organizar Eventos: reuniões, viagens, almoços,…
- Aplicar as normas protocolares no contexto empresarial
- Desenvolver linguagem e comunicação empresarial em língua inglesa
Este curso é composto por 6 módulos cujos conteúdos pode ver em pormenor na descrição dos conteúdos programáticos deste curso.
Não há requisitos específicos mínimos para proceder à inscrição sendo previamente efetuada uma análise curricular dos formandos inscritos para validar as condições de realização com sucesso da formação.
No final do curso receberá um certificado de formação relativo à frequência da totalidade dos módulos.
Saídas Profissionais Curso Secretariado
Atualmente as empresas necessitam de profissionais com um perfil multifuncional, capazes de executar com eficácia as funções administrativas, gestão de agenda, organização documental, gestão da informação e organização de eventos.
Este curso visa assegurar a aquisição de competências técnicas e pessoais para poder assessorar as chefias em organizações públicas ou privadas, contribuindo para uma boa gestão e organização.
– Secretariado Executivo e Secretariado de Direção:
- Secretária de Direção ou secretária executiva
- Secretária Comercial ou Administrativa
- Assistente Administrativa
- Assistente de Departamento (Comercial, Marketing, Financeiro, Recursos Humanos)
- Rececionista e Telefonista
Horário:
9h30m-18h30m (Laboral)
19h00m-22h00m (Pós-laboral)
9h30m-18h30m (Sábado)
Local: Maia (Porto)
Duração: 94 horas (curso completo + estágio)
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- Módulo 1: Organização Administrativa –Linguagem, conceção e redação documentos empresariais: cartas, e-mails, comunicados internos, atas, mapas de resultados e relatórios –Informática no secretariado: processadores de texto, bases de dados, criação de apresentações e internet –Tratar a informação recebida: gestão das necessidade de informação, gestão da correspondência e distribuição; divulgação interna de informação –Como gerir o tempo: rentabilizar o dia de trabalho; definir prioridades; distinguir o urgente e o importante –Técnicas de autogestão de tarefas: como se organizar, como organizar a sua agenda; como organizar o funcionamento de departamento na sua ausência –Gestão de reuniões: marcações e convocatórias; planificar, conduzir e elaborar relatórios e atas de reuniões
- Módulo 2: Técnicas de Atendimento Presencial e Telefónico –Importância do atendimento telefónico na imagem da empresa –Comunicação eficaz e eficácia da função atendimento –As fases e técnicas do atendimento telefónico –Atendimento personalizado; o contacto e relação com o cliente –A importância da linguagem não verbal –Tipos de público/clientes –Triagem de chamadas telefónicas –Gerir relações e conflitos –Tratamento das reclamações
- Módulo 3: Gestão documental e arquivo: –Circuito da documentação –Gestão da documentação legal da empresa –Organização e manutenção da documentação institucional –Estrutura e Funcionamento do Arquivo –Tipos de Arquivo –Sistemas de Classificação e Codificação –O Arquivo Eletrónico Correspondência: o seu circuito e o arquivo
- Módulo 4: Organização de Eventos e Protocolo –Os diferentes tipos de eventos: receções, reuniões de trabalho, seminários, exposições, inaugurações, conferências, congressos,… –Planeamento e organização dos eventos: procedimentos a instituir –Organização de refeições –Organização de viagens –Normas protocolares no contexto empresarial: apresentações, cumprimentos; receção e acolhimento de clientes –Regras de cortesia e saber-estar –Protocolo na comunicação à distância: telefone e correspondência
- Módulo 5: Secretariado: Marketing Profissional e Pessoal – Marketing no setor empresarial: Conceito de marketing Marketing 3.0 Estratégias de Marketing O papel do secretariado no marketing da empresa –Marketing pessoal: O que as empresas procuram; Funções, tarefas, instrumentos de trabalho e competências exigidas: como se diferenciar Comportamento e Etiqueta Profissional Cuidados com a imagem e evidenciar qualidades pessoais
- Módulo 6: Inglês Empresarial –Comunicação escrita: cartas, emails –Comunicação oral: telefónica ou presencial –Convocar reuniões, receber clientes e executar o seu acompanhamento –Expressões úteis, linguagem formal e não formal